sábado, 8 de outubro de 2011

Carnaval de Porto Alegre - 2012


Olá,  saio agora do eixo RIO-SÃO PAULO, e trago o carnaval do sul do país, neste caso o carnaval de PORTO ALEGRE, que a muito tempo venho acompanhando seu desenvolvimento e nos últimos anos tem crescido bastante em termo de estrutura.. Ainda a muito para se fazer, mas Porto Alegre pode se orgulhar de seu carnaval...

Trago agora os Sambas que embalarão as histórias que as escolas irão mostrar na avenida do Porto Seco.

Desde já antecipo que os sambas foram retirados do site http://www.baticumbum.com.br grande divulgador do carnaval de Porto Alegre..

ESTADO MAIOR DA RESTINGA




Faz bem pra alma e pro coração
Deixa o meu samba te embriagar
Um sentimento sem moderação
Eu sou RESTINGA

Mania de erguer a taça
É o Cisne
O meu orgulho e meu maior prazer
Tingiu sua história de amor e de raça
Brindando vitórias, o povo se abraça
Em linda comunhão

É festa, luta em louvação
É o vinho, mitologia, caminho, filho de Zeus
Divinos cachos, passos, baco em taças de ouro
Fez da sagrada cultura, o néctar da humanidade
Transbordou o Velho Mundo
E foi ganhando brasilidade

No Sul foi se espalhar
Missões a consagrar
Se apaixonou por essa terra, subiu a Serra
 
E tanta qualidade fez brotar

 
Mãos imigrantes nutriram o sonho
Brotou alegria
Ramos florescem, saber à altura
No gelo , a joia madura
Pelo velho Chico, um jovem sabor
Meu Rio Grande projetou
Passado, presente, valor sem igual
Heranças do tempo colonial
Festa da uva, a nostalgia de Caminhos de Pedra
Os velhos trilhos da Maria Fumaça
Simbolizando, a história me espera
Tem cheiro de festa no ar
Exala o sabor que me chama
É  hora de comemorar
TINGA, teu povo te ama!


IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA



Minha coroa faz você tremer
Meu pavilhão é que me faz chorar
No samba, hoje a UNE somos nós
Comunidade Imperatriz é nossa voz

Avante, a nossa marcha começou
Coragem é a vanguarda juvenil
Em tempos de mexer balangandãs
Buscavam esperança pro Brasil
Na fé vão quebrando barreiras
A “PAZ” era a sua bandeira
Rebelde sim, de coração
O que é nosso ninguém tira, vale ouro
Legalidade, liberdade de expressão

Do Mané pro Pelé a galera gritou.. É gol, é gol!
Um estilo dançante tão lindo surgiu
Dos anos dourados, a lembrança ficou
A força da União Estudantil

Tormenta, repressão, tirania... o povo não agüenta
Do lado mais fraco a corda arrebenta
Um clamor pelas ruas se fez ecoar
Caminhando, cantando, seguindo a canção 
Somos todos iguais, armados ou não
Quero seguir... é proibido proibir
De cara pintada meu anseio é maior
E mostro a cara pro futuro ser melhor
O tempo não pára, o sol vai nascer 
Sou um guerreiro LEOPOLDINA até morrer



BAMBAS DA ORGIA 



BRILHOU NO CÉU! SUBLIME ENCANTO
A MINHA ÁGUIA ANUNCIOU:
BAGÉ VOCÊ É A PAIXÃO! DOS BAMBAS DA ORGIA
NUM MAR AZUL E BRANCO, DE AMOR E ALEGRIA

SOU INDIO FORTE! SANGUE GUERREIRO! IPAJÉ…
NESTA EMOÇÃO VOU VIAJAR
CHARRUA SOU O DONO DESTA TERRA
REVOLUÇÕES, BATALHAS E VITÓRIAS
ORGULHO A RELATAR
RETRATO ESTE CHÃO REPLETO DE GLÓRIAS
QUE A RAZÃO MAIOR VEM HOMENAGEAR
A FILHA DO RIO GRANDE, RAINHA DA FRONTEIRA
ONDE A POESIA, MORA A LUZ DO LUAR

HOJE EU VOU SEMEAR…
CULTIVAR, REVIVER… MINHA RAIZ
TEUS VERDES CAMPOS, É TRADIÇÃO…
UM VÉU DE ESTRELAS AO SUL DO MEU PAÍS

É LINDO VER! A NOSSA MISCIGENAÇÃO
ARQUITETURA, A CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO
DAS MÃOS DO ESCRITOR…  EMANA CULTURA
BAILES, CLUBES, ANTIGOS CARNAVAIS
MONUMENTOS DA HISTÓRIA
QUE REVELAM O FOLCLORE E A MEMÓRIA
O TOQUE DO TAMBOR, O PRINCIPE AFRICANO PROPAGOU
E A NAÇÃO RECONHECEU, UM PRESIDENTE E O ANALISTA DE BAGÉ
O CLASSICO BA-GUÁ E O TETRA JOGADOR
PERSONAGENS DESTE POVO SONHADOR
TRAÇARAM LAÇOS DE ESPERANÇA
NA REALIDADE DE UM FUTURO PROMISSOR


VILA ISABEL




Acende o farol, a Vila vai passar
No balanço dessa festa popular
Sou Vila Isabel... seu filho fiel!
Vou cantar...

Uma linda história de amor
Vivo esse sonho colorido
Nesse solo consagrado
Terra abençoada “Ibia-Mon” querido
O índio foi primeiro nesse chão
Brancos e negros com fé e devoção
Construíram a matriz, patrimônio do país
Nossa Senhora da Conceição


Olha quanta beleza... da flora
Ás águas dos rios... a fauna
Um cenário fascinante, paraíso natural
Meu cartão postal


Na riqueza do caminho
Tropeiros, passagens, memórias
A revolução de alma e paixão
Trincheiras, batalhas e glórias
Já fui Capital, herdei a tradição 
Eu tenho raiz, folclore e cultura
Sou a miscigenação
E quero mostrar ao mundo inteiro
O orgulho de ser Viamão


UNIÃO DA VILA DO I.A.P.I



NO EMBALO “DESSE MAR” AS ÁGUAS VÃO ROLAR,
E A ZONA NORTE VEM COM SEDE PRA GANHAR!
DE AZUL, VERMELHO E BRANCO EM POESIA,
NO PORTO SECO “EU FAÇO UM BANHO DE ALEGRIA!”

Água presente divino
No ventre germina a vida
A brisa espalha o seu afã
Na herança de um novo dia
É fascinante a energia da mãe Iemanjá
O afago das ondas no azul do mar
Vejo florescer da terra riquezas
Brotando a natureza em comunhão
Gotas de orvalho no amanhecer
Num céu de cores em profusão

“NAS VERDES MATAS O ÍNDIO A DANÇAR,”
A LUA CHEIA CLAREIA AS ÁGUAS DE Y-ÎARA!
NOS RIOS DE OXUM, DEVOÇÃO SINGULAR
BANHADA EM FÉ A VILA VAI PASSAR

Senhor…  Abençoe essa fonte!
Que deságua dos montes
em lagos, Cachoeiras cristalinas.
Buscando vitórias com inspiração,
Lavando a alma! Salvando vidas!
O “Berço da Existência” clama por preservação
O rio-mar pede respeito,
Lutamos com braço forte em união
Nosso canto ecoa em forma de oração
Reluzindo as cores do meu pavilhão



EMBAIXADORES DO RITMO



O santo guerreiro voltou
E segue na luta, não vê quem não quer
Mas sente na pele o amor
De quem faz do samba um canto de fé

Foi ela, eu sei
A curiosa que comprometeu
Quis ver, se meteu
Ai, Meu Deus
Oh, taca fogo que a chapa esquentou
Pro homem, eta bicho apaixonado
Traz no peito um tambor alucinado
Que o leva a amar e entender
se aventurar e renascer
A bel prazer constroi seu mundo
Onde a vida é feita pra viver
O cenário em cor
A natureza sorri toda beleza da Flor
Deságua sobre o luar
Tudo faz despertar o amor

Nem só o que se vê é o que se sente, pode crer
Pois a felicidade está dentro de você
Se o coração esquece a solidão
Mas nem está longe
Muito além do horizonte
Magia, dessa nota que sai da Cartola
Enverga, mas não quebra o amor pela escola
Que é paixão pra vida inteira
Abra o olho e respeita a bandeira



IMPÉRIO DA ZONA NORTE



VEM MEU IMPÉRIO DO ESPAÇO SIDERAL
MOSTRAR NA AVENIDA QUE O BEM VENCEU O MAL
MILHÕES DE ESTRELAS A ILUMINAR ESTE CHÃO
DA ZONA NORTE VEIO A REVOLUÇÃO

GUERREIROS IMPERIAIS
VÃO EM BUSCA DE SEUS IDEAIS
FORJADOS NA FORÇA E NA FÉ
ERGUEM O SEU ESTANDARTE
ADORNADO POR LEÕES ALADOS
SÍMBOLO DA FORCA E DO PODER
COMBATENDO OS MALES DO MUNDO
IMPERIANO VAI À LUTA PRA VENCER

EU TENHO A MISSÃO DE EDUCAR O POVO
COMBATER A FOME A POBREZA
CUIDAR DO CORPO E DA ALMA A MENTE PURIFICAR
PRESERVAR A NATUREZA

CHEGA DE DESIGUALDADE
VAMOS TRANSFORMAR O CIDADÃO
CRIANÇAS SÃO A ESPERANÇA
O FUTURO DA NAÇÃO
NO CONTRA-ATAQUE FINAL
PRA VIRAR O JOGO DO BEM CONTRA O MAL
É O AMOR À ARTE QUE ME FAZ LUTAR
PRA ME TORNAR UM VENCEDOR
NESTE CARNAVAL



IMPERADORES DO SAMBA



Vem meu amor, a Imperadores chegou
A nossa família te envolve em seu manto
Respeito o leão nessa avenida
Traz Paulo Paim, lição de vida

O céu se enfeitou
E o sol nascendo vem clarear
É luz que iluminou o seu caminhar
Menino começa a sonhar
Vem de lá de Caxias do Sul
Trabalho é sua verdade
Pra mudar toda a realidade
Encontrou no aço e no metal
Resistência é luta sindical
As ideias chegam, vão surgir
É a liderança a lhe seguir

Sua estrela brilhou
Companheira é a sua verdade
O povo quer paz, mais amor e dignidade
O negro sonhou, gritou, lutou... igualdade
Liberdade!!!

O homem é um "mundo"
De coragem, carinho e paixão
Que roda o mundo, unindo a nossa nação
Exemplo de garra, cidadão brasileiro
É gente da gente, um bravo guerreiro
Aplausos…
Ao grande senador
Orgulho do país, hoje sou mais feliz
E ao som da sinfônica vem
Um leão que só faz o bem sem olhar a quem


ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ



Pelas águas da imaginação
A onça negra te convida a navegar
Meu samba é a correnteza
É tanta beleza que corre no olhar
Um dia… lágrimas que a lua derramou
Nascia… “doce” sonho de amor
Então às margens do rio, cada desafio o índio venceu
Das profundezas um monstro assombrou
Mas a coragem é real valor
Vieram bandeiras pra explorar as riquezas do lugar

NOS QUILOMBOS, A RESISTÊNCIA
REVELA A TUA ESSÊNCIA
A IMIGRAÇÃO FLORIU, O BRAÇO FORTE CONSTRUIU
ÉS UM ORGULHO DO MEU BRASIL

E a cidade cresceu, com o charme europeu em seus casarões
Seguindo os trilhos da história, os anos de glória
O luxo e o requinte nos salões
A fé clareia o teu “coração”
É imortal a voz no céu a te guiar
Que traz a arte pro teu berço
Na “caravana” da cultura popular
Vejo a folia nas ruas, encanta o folclore em festival
É linda a natureza a revelar
Cenário pro gaúcho se orgulhar
E preservar para o futuro que virá

SOU GRAVATAÍ, SOU POETA E SAMBISTA
E COMO ARTISTA EU QUERO FAZER
DE PASSO FUNDO O TEMA
DE UM POEMA PRA VOCÊ!



PROTEGIDOS DA PRINCESA



SENHOR, ONDE FOI PARAR A CRIAÇÃO?
A BELEZA DIVINA, NÃO É MAIS UM POEMA
 
CHEGAMOS A ESCURIDÃO… É O FIM
 
A NOITE AOS OLHOS DO HOMEM SE FAZ ETERNA
REVELA MORTE, FOME, PESTE E GUERRA
É O MAL QUE VAI REINAR
 
LAMENTOS DE DOR SE ESPALHAM NO AR
 
PLANTAMOS AQUI E VAMOS COLHER
 
UM MUNDO CRUEL PRA SE VIVER 

CHORA NATUREZA CHORA 
FAUNA, FLORA, CÉU E MAR
 
ÉS ÓH MÃE A ESPERANÇA!
PRA VIDA ENFIM SE RENOVAR

NUM TOQUE DE MAGIA SEUS FILHOS DESPERTAM 
DAS TREVAS A LUZ DE UM NOVO DIA
 
A BRISA NO ROSTO NÃO É ILUSÃO
 
É CHAMA QUE AQUECE O MEU CORAÇÃO
 
MEU PAI SEJA VOCÊ QUEM FOR
 
ESTÁS AQUI E PROTEGIDO ESTOU
 
VEM CHEGANDO SERES DIVINAIS
 
NUM LINDO SONHO SINTO PAZ
NO CÉU O VERMELHO, O VERDE, E O BRANCO
 
SAUDADE QUE BRILHA NAS CORES DO MANTO
 
PAIXÃO QUE FEZ CRESCER A UNIÃO
 
HOJE REFLETIDA EM NOSSA EMOÇÃO

SOU PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL
O SAMBA É MEU PARAÍSO
 
EM QUALQUER LUGAR, AMOR
 
POR VOCÊ EU VOU!!!


Espero que tenham Curtido, logo mais trarei mais notícias do carnaval de Porto Alegre....

Abraços




Nenhum comentário:

Postar um comentário